A sananga é usada para tratamento de doenças da energia espiritual, assim como tratamento de conjuntivite, glaucoma, catarata e pterígeo. Objetivo: Avaliar a atividade antimicrobiana da sananga frente ao Staphylococcus aureus e à Candida albicans.
Já a sananga (Tabernaemontana sananho) é uma medicina feita do sumo da casca de uma raiz e é aplicada nos dois olhos, como um colírio. Uma das diferenças em relação aos colírios dos brancos é que esta arde e provoca lágrimas. O ardor pode variar muito, dependendo do “grau” da medicina.
Esta ardência é causada tanto porque ela é uma medicina do elemento fogo que transmuta e limpa todas as energias e pensamentos negativos, como também, porque ela tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
O uso do colírio Sananga é muito valorizado por muitas comunidades indígenas e xamãs da Amazônia, que acreditam em seus benefícios terapêuticos e espirituais.
Espiritualmente e energeticamente, a sananga ajuda a limpar o canal do olho espiritual e contribui para a fluidez perceptiva no chakra ajna (terceiro olho, ou visão interior). Em outras palavras, aumenta a percepção e visão espiritual e sensitiva. Em pessoas com sensibilidade mediúnica desenvolvida há a comprovação de expansão do campo áureo. A Ibogaína auxilia ainda no tratamento de dores crônicas e é conhecido como um forte estimulante afrodisíaco, além de facilitar processos meditativos e de introspecção.
O colírio Sananga é frequentemente utilizado para melhorar a visão e clareza mental, podendo ajudar em problemas como miopia, astigmatismo e outros problemas de visão.
Contém também propriedades analgésicas, pois algumas pessoas relatam que o colírio Sananga pode ajudar a aliviar dores de cabeça e enxaquecas, e propriedades anti-inflamatórias, pois os alcaloides presentes na Tabernaemontana Undulata têm essas propriedades e podem ajudar a aliviar inflamações e dores em várias partes do corpo.
A composição do colírio Sananga pode variar dependendo da forma como é produzido, mas geralmente contém alguns alcaloides derivados da Tabernaemontana Undulata, como a ibogaína, que são conhecidos por seus efeitos medicinais e psicoativos e água, que geralmente é utilizada para diluir a raiz da planta e preparar o colírio.
Dependendo da forma como é produzido, o colírio também pode conter outros componentes, como álcool ou outros extratos vegetais.
Antes de usar o colírio Sananga, é importante lavar bem as mãos e o rosto para garantir a higiene.
O colírio Sananga é aplicado diretamente nos olhos, geralmente com um conta-gotas ou um pequeno bastão de madeira. A aplicação é geralmente feita em ambos os olhos, uma gota de cada vez.
A aplicação do colírio pode causar sensações como ardência, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos, mas esses efeitos geralmente desaparecem rapidamente.
O colírio Sananga pode ser usado em diversas situações, como em rituais espirituais, para melhorar a visão ou para tratar problemas oculares.